Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A CAÇA AO TESOURO COM SMARTPHONES: UMA SIMULAÇÃO DE AULA DE MATEMÁTICA COM PROFESSORES
Michel Hallal Marques, Daiane Leal da Conceição, Gabriel Souza Germann da Silva

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho relata uma atividade desenvolvida com professores (mestrandos e doutorandos), do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), durante a disciplina de Mídias Digitais. A metodologia utilizada foi um jogo, a caça ao tesouro, em que as pistas eram desafios de raciocínio lógicos espalhados pelo prédio da instituição em forma QR-Codes, decodificados por um aplicativo leitor veiculado por uma tecnologia móvel (smartphones). A atividade consistiu em uma simulação de uma aula de Matemática utilizando como recurso apenas uma Tecnologia da Informação e Comunicação Móvel e Sem Fio (TMSF). Os resultados apontam que esse tipo de atividade proporciona uma aula de Matemática na qual os alunos sairão de seu espaço tradicional de aprendizagem (sala de aula), para realizar uma atividade interativa nas quais utilizarão como recurso apenas os seus dispositivos móveis, que nesta situação foram usados para a leitura dos códigos e como ferramenta de busca que auxiliou a resolução dos desafios.


Texto completo: PDF