Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente trabalho relata uma atividade desenvolvida com professores (mestrandos e doutorandos), do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), durante a disciplina de Mídias Digitais. A metodologia utilizada foi um jogo, a caça ao tesouro, em que as pistas eram desafios de raciocínio lógicos espalhados pelo prédio da instituição em forma QR-Codes, decodificados por um aplicativo leitor veiculado por uma tecnologia móvel (smartphones). A atividade consistiu em uma simulação de uma aula de Matemática utilizando como recurso apenas uma Tecnologia da Informação e Comunicação Móvel e Sem Fio (TMSF). Os resultados apontam que esse tipo de atividade proporciona uma aula de Matemática na qual os alunos sairão de seu espaço tradicional de aprendizagem (sala de aula), para realizar uma atividade interativa nas quais utilizarão como recurso apenas os seus dispositivos móveis, que nesta situação foram usados para a leitura dos códigos e como ferramenta de busca que auxiliou a resolução dos desafios.