Última alteração: 04-10-2017
Resumo
O estudo aqui proposto tem como objetivo refletir por meio da neurociência as ações desenvolvidas por 06 alunos com deficiência auditiva, durante a realização de atividades exploratórias envolvendo percepção, memória, atenção, raciocínio lógico-matemático, noção viso-espacial de uma escola da cidade de Teófilo Otoni. Aplicamos uma sequência didática por meio do jogo dos Hexágonos, formado por hexágono, trapézios, losangos e triângulos. Baseamos essa investigação em estudos e trabalhos de Vygotsky (1998), Cosenza e Guerra (2011) sobre percepção, neurociência, memória e atenção no processo de aprendizagem. Foram considerados gestos e respostas por eles apresentados. Percebemos que houve acesso de diferentes tipos de memória e a atenção quando eram estimulados pelos sentidos, bem como da necessidade do conhecimento do professor para esses processos cognitivos para uma escolha efetiva e adequada a realidade de seus alunos.
Palavras-Chave: deficiência auditiva. Neurociência. Experiências sensoriais.