Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Esse relato aborda os desdobramentos de um trabalho interdisciplinar envolvendo Matemática e histórias infantis, realizado nas aulas de matemática, em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental do 1º segmento, do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, procurando compreender como vem sendo o processo de ensino-aprendizagem da matemática a partir dessa nova estratégia de ensino. Desse modo, o texto focaliza aspectos concernentes às interações das crianças, no tocante ao desenvolvimento de atividades envolvendo a leitura de literatura e a aprendizagem matemática. Assim, traçamos reflexões que permitem concluir que o uso das histórias infantis como recurso didático para ensino de matemática contribui de modo significativo para o desenvolvimento do letramento matemático e para avanços reais na aprendizagem dos alunos, uma vez que possibilita dar o tom de autenticidade neste processo, assim como sugerem as novas tendências políticas educacionais.
Palavras Chaves: Matemática; Histórias Infantis; Ensino-aprendizagem.