Tamanho da fonte:
UM ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS DE ROTAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Última alteração: 22-09-2017
Resumo
O presente texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado que analisou indícios da (re)construção do pensamento geométrico e de práticas docentes de professores que participaram de formação sobre transformações geométricas. Trazemos, portanto, algumas atividades desenvolvidas durante a pesquisa com o objetivo de evidenciar o processo formativo do pensamento geométrico sobre rotação. A pesquisa foi realizada com dez professores inscritos no curso de formação continuada semipresencial realizado em 2015 com carga horária de 80 horas. Em alguns encontros trabalhamos atividades envolvendo rotações e notamos que os professores tinham alguns indícios das propriedades das rotações, mas não conheciam todos os seus elementos, por exemplo, não identificavam a importância do ponto centro da rotação e que se mudássemos esse ponto mudamos a rotação, ou o ângulo de rotação ou diferentes possibilidades de uso desse ângulo. Em síntese, os professores (re)construíram seus conhecimentos em relação a rotação por meio da discussão de atividades investigativas sobre transformações geométricas e em práticas docentes incentivadas pelo curso.
Texto completo:
PDF