Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO: Caleidoscópios e construções geométricas
MICHELE CRISTIANE DIEL RAMBO

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Alunos com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação possuem necessidades educacionais especiais e, portanto, necessitam de atendimento especializado para desenvolver suas habilidades. O Modelo Triádico de Enriquecimento de Renzulli foi adotado neste trabalho como aporte teórico para a elaboração do programa de enriquecimento intitulado Caleidoscópios e construções geométricas. O programa foi elaborado para atender os alunos dos Primeiros Anos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas, com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação em Matemática. A proposta do programa foi estruturada no formato de oficinas abordando um tema pouco conhecido dos alunos, na perspectiva de oferecer a esse público oportunidades de vivenciarem experiências enriquecedoras por meio de atividades e recursos diferenciados para desenvolver suas habilidades específicas. Neste trabalho, temos por objetivo avaliar o programa de enriquecimento elaborado por meio de diferentes instrumentos, como: avaliação dos pais, autoavaliação e formulário de avaliação do produto do estudante, conforme recomendado por Renzulli. A partir das informações coletadas no processo de avaliação, será possível verificarmos se o programa de enriquecimento atendeu às expectativas de complementar as atividades do ensino regular, estimulando novos interesses dos alunos, desenvolvendo habilidades específicas e o pensamento criativo.

 


Texto completo: PDF