Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
BINGO DA TABUADA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Camila Dorneles da Rosa, Débora da Silva de Lara

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência vivenciada em uma turma do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública situada na cidade de Manoel Viana, Rio Grande do Sul.  O uso dos jogos como ferramenta de aprendizagem no ensino de matemática tem como intenção, estimular o aprendizado de conteúdos matemáticos, despertando o interesse do aluno por meio de atividades diferenciadas. Percebeu-se uma dificuldade quanto às operações matemáticas, isto é, multiplicação e divisão. A partir de então, elaborou-se o jogo Bingo da Tabuada, no intuito de despertar o interesse dos alunos referente à tabuada. O jogo consiste em 20 cartelas com 9 resultados que estão presentes na tabuada do número 1 ao 10, cada aluno recebe 2 cartelas, após receberem as cartelas e se familiarizem com o jogo o professor sorteará uma multiplicação, vence o jogo quem completar a cartela primeiro. Conforme Ferreira (2002, p.57), “o professor precisa desempenhar três qualidades fundamentais que são: autenticidade, empatia e respeito”. O educador tem como método de avaliação instigar a crítica, a investigação, e a auto avaliação por parte do aluno. Sendo assim, o jogo Bingo da Tabuada não só tornou a aula mais dinâmica, mas também, auxiliou na identificação das principais dificuldades dos alunos com respeito à tabuada, servindo assim como diagnóstico de aprendizagem. Conclui-se que o jogo foi um bom recurso para auxiliar na compreensão da tabuada.


Texto completo: PDF