Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PLACA ARDUINO NA APRENDIZAGEM ATIVA DE MATEMÁTICA
Gustavo Souza de Melo

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O ensino da Matemática vivencia uma transformação pela necessidade de melhoria. Dados dos índices de avaliações externas apontam a deficiência para este componente tão importante para o desenvolvimento humano. Este relato de experiência narra a prática em uma sala de aula do ensino médio partindo da educação por meio da metodologia ativa de aprendizagem, no qual permite a interação do estudante na significação do conhecimento matemático por meio de programação de computadores. Para isto foi usado uma placa de prototipagem eletrônica livre. Com uso do tripé metodológico – conceituação, prática contextual e aplicação, sendo este último uma necessidade imediata para o estudante secundarista, formada por público adolescente que se questiona onde irão usar os conhecimentos matemáticos no seu cotidiano. Escolhido pelos alunos a temática da pesquisa, o professor desafiou a aplicação dos conhecimentos matemáticos na programação de uma calculadora eletrônica.


Texto completo: PDF