Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO EGRESSO
Neuza Teramon

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Um dos indicadores da qualidade de um curso é a avaliação segundo a perspectiva do egresso. Por meio deste critério, pode-se averiguar se as metas de formação profissional e cidadã foram atingidas após a conclusão do curso. Nesta pesquisa, que encontra-se em andamento, pretendemos traçar o perfil do estudante egresso do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), investigando suas percepções sobre sua formação. Pretende-se verificar se o projeto pedagógico do curso possibilitou: sua preparação para o exercício profissional e sua inserção no mundo do trabalho; condições para prosseguir em atividades de pesquisa em sua área de formação; o crescimento de seu espírito crítico e autônomo; desenvolvimento da responsabilidade ética e social. A pesquisa visa averiguar como o profissional formado pelo curso de Matemática da UEL está reagindo aos desafios enfrentados após sua formação, se o mesmo julga-se confiante e preparado para o seu desempenho docente. Em síntese, pretende-se analisar suas trajetórias no desenvolvimento de atividades profissionais e acadêmicas. Para tanto, os egressos do período de 2005 a 2015 serão entrevistados, por meio de um instrumento de avaliação que foi elaborado observando-se os objetivos estabelecidos no projeto pedagógico do curso de Matemática e o perfil desejado do concluinte. Assim, pode-se ainda atender à dimensão nove do SINAES que trata da “Política de atendimento a estudantes e egressos". Por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para a crítica e reflexão sobre o projeto pedagógico do curso e apontar tanto suas fortalezas, que devem ser preservadas e reforçadas, quanto suas fragilidades. Por meio desta investigação, pode-se propor transformações atitudinais e procedimentais visando o aprimoramento da formação inicial do professor de Matemática.

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