Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Tratamento da Informação no Ensino Fundamental
Adriana da Costa Barbosa, Adriana da Costa Barbosa

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O bloco Tratamento da Informação enfatiza as noções de Estatística e de Probabilidade nos processos de obtenção, organização e análise de dados possibilitando ao aluno uma formação crítica. É consensual que usar a potência da tecnologia digital em prol da educação é um desafio da atualidade. Principalmente, quando deseja-se uma integração efetiva entre tais recursos e o ensino e aprendizagem. Este trabalho relata uma experiência no projeto Dengue: uma realidade em Muqui, realizado com alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma Escola Municipal. O projeto objetivou potencializar o pensamento estatístico por meio da realização de uma pesquisa de campo com o apoio da planilha BROffice Calc. Inicialmente, os alunos estudaram sobre a dengue. Em seguida, fizeram uma pesquisa de campo nos bairros da cidade. Finalizada a coleta, eles promoveram a contagem e organização dos dados em tabelas e gráficos no caderno e em cartazes. Na sequência, foram discutidos a organização e o registro dos dados, bem como a interpretação dos resultados. Posteriormente, eles foram ao laboratório de informática para utilizar o BrOffice Calc no intuito de experimentar os recursos do programa para representar e tabular os dados. Por fim, houve uma discussão acerca da atividade realizada. Constatou-se que durante todo o processo, os alunos compreenderam o processo de coleta, processamento, organização e comunicação de dados, utilizando tabelas e gráficos com o auxílio da planilha eletrônica. O uso de um contexto real e a metodologia de pesquisa permitiu o desenvolviemnto do pensamento estatístico de forma crítica.


Texto completo: PDF