Última alteração: 15-09-2017
Resumo
As aplicações envolvendo a matemática em diferentes contextos podem servir de exemplos para cativar o interesse e participação em sala de aula, uma vez vistas suas aplicações os estudantes podem agregar sentido e significado nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Nesse viés de aplicações a modelagem tem se mostrado satisfatória no que diz respeito a trabalhar os assuntos do currículo com aplicações. Para relacionar a modelagem matemática no contexto escolar utilizou-se do experimento da produção de vinagre artesanal de jambolão. Essa pesquisa iniciou através de grupo de estudos de matemática aplicada formados por alunos do ensino técnico em agropecuária, no IFC – Campus Sombrio. Nessa instituição há uma quantidade significativa de árvores frutíferas, entre elas, as produtoras de jambolão, os frutos dessas árvores não são comercializados, por consequência os frutos amadurecem e caem, gerando resíduos pigmentados manchando roupas, veículos e calçadas da instituição. Afim de solucionar o problema gerado por essa planta, tomou-se a iniciativa de produzir o vinagre artesanal de jambolão. Fez-se a coleta das amostras da polpa do Jambolão recolhidas diariamente pelos estudantes no mesmo horário durante vinte dias, sendo o produto armazenado em garrafas PET, tapadas com panos, devido à necessidade do ar para que as bactérias transformassem o açúcar da fruta em álcool e posteriormente em ácido. A pesquisa se mostrou viável tanto para a produção do vinagre como exemplo de aplicação da estatística na educação básica, a modelagem matemática na educação, bem como, a interdisciplinaridade entre a matemática e as outras ciências.