Última alteração: 15-09-2017
Resumo
o presente artigo tem como objetivo estudar a eficácia do mapa conceitual como avaliador da aprendizagem significativa no estudo da geometria plana, dentro do conteúdo de polígonos. Tendo como base uma experiência desenvolvida com alunos do 6º ano em um projeto ofertado pela escola EMEF “Luiz Gimenez” em contra turno. Essa experiência aconteceu em cinco etapas: a primeira foi ouvir os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do conteúdo, a segunda a retomada do conteúdo já estudado em sala de aula, com nomenclaturas e características, a terceira etapa foi apresenta-los o mapa conceitual, pois era novidade, a quarta etapa foi a construção do mapa conceitual, onde foram observadas dificuldades tanto na elaboração quanto nos conceitos dos polígonos; e a ultima é caracterizada pela elaboração do mapa conceitual coletivo, alunos e professores, onde surge a troca de informações, construindo assim uma aprendizagem significativa, sem ideias equivocadas a repeito dos polígonos.
Palavras chaves: Mapa Conceitual. Aprendizagem Significativa. Polígonos.