Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Matemática e Teatro: uma proposta interdisciplinar
Paula Tatiane Froehlich Sachser

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Esta pesquisa pretende investigar possibilidades de se trabalhar interdisciplinarmente Matemática e Teatro, com o objetivo de tornar o ensino de Matemática mais interessante e levar para dentro da sala de aula o ensino do Teatro, que muitas vezes não ganha o devido espaço nas escolas de Ensino Básico. Este trabalho faz parte da fase inicial do meu projeto de mestrado, estando assim ainda em andamento.  A proposta consiste em desenvolver exercícios teatrais a fim de que os alunos possam, no final do projeto, criar e atuar em uma ou mais peças, que em seu enredo contemplem temas matemáticos. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em que a prática será desenvolvida na EMEF Santos Dumont de Canoas/RS, com alunos do 9º ano, durante um período de seis meses. Por mais que pareça ser uma proposta inovadora, já existem registros de práticas semelhantes que ocorreram com êxito. Do ponto de vista teórico, buscarei embasamento em três temáticas principais: as limitações do ensino tradicional de Matemática; a interdisciplinaridade; e a importância do ensino de Teatro.


Texto completo: PDF