Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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AVALIAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID E DO PRÓ-LICENCIATURA DE MATEMÁTICA DA UEG CAMPUS CORA CORALINA
Sara Vieira Lagares, Jessica Alves Ribeiro, Daniel Antonio Silva de Araujo, Luciano Feliciano de Lima

Última alteração: 27-09-2017

Resumo


O presente artigo “Avaliação em aulas de matemática: Uma experiência do pibid e do Pró-lincenciatura de matemática da UEG Campus Cora Coralina” aborda sobre contribuições da avaliação em aulas centradas numa perspectiva dialógica. Para isto, será apresentado e refletido o processo avaliativo desenvolvido pelo grupo de estudos do Pibid e Pró-licenciatura, do curso de matemática, da UEG Campus Cora Coralina. Foram realizadas tarefas sobre funções com estudantes de duas escolas públicas da cidade de Goiás-GO, sendo três salas contendo 16 alunos em cada. Para reforçamos as ideias aqui apresentadas, tomamos mão da literatura como Skovsmose(2000), que descreve o cenário investigativo, onde o aluno é construtor do seu próprio conhecimento, Freire (1996) discordando da transferência de conhecimento, afirmando a riqueza da abertura do diálogo em sala, além de outros como: Costa(2013), Cunha (2009), Alves (2006), que abordam o uso da avaliação e Júnior (2012) apresentando a avaliação como produtora de conhecimento. Nosso objetivo é refletir sobre o modo como avaliamos o desempenho dos alunos na realização das atividades que lhes eram sugeridas. O momento avaliativo pode contribuir para que os alunos se percebam como sujeitos produtores de conhecimento e se envolvam ativamente em seu processo de aprendizagem. O professor, num ambiente desse tipo, utiliza a avaliação como forma de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e sobre a maneira como desenvolve seu ensino.


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