Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Janaina Ramos Ziegler, Marli Teresinha Quartieri

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este relato é fruto de uma intervenção pedagógica realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola, localizada em Lajeado, Vale do Taquari – RS. Essa instituição integra o Observatório da Educação, pesquisa desenvolvida no Centro Universitário Univates, que conta com o apoio financeiro da CAPES. O objetivo foi examinar resultados decorrentes da exploração de atividades envolvendo Modelagem Matemática e o tema esporte, além de identificar e averiguar relações matemáticas existentes neste tema a partir das ações realizadas com os estudantes. Esta foi uma pesquisa qualitativa, cujos dados, foram coletados por meio de diários de campo e filmagens das aulas. Durante os encontros foram efetuadas tarefas, as quais culminaram na construção tabelas, gráficos e texto. Observou-se que ao discutir os resultados encontrados nas entrevistas, os educandos realizaram uma reflexão sobre o papel do esporte na vida das pessoas. Também salienta-se o papel da professora pesquisadora que foi de questionadora a orientadora.


Texto completo: PDF