Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ENSAIOS: INTEGRANDO VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS
Marcelo Batista de Souza, Rúbia dos Santos Amaral, Marcelo de Carvalho Borba

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O conhecimento sobre Matemática oferece ao indivíduo possibilidades de interagir e de compreender o espaço em que ele vive. O presente artigo destaca um trabalho realizado durante a monitoria da disciplina Matemática Elementar, que apoiou as atividades desenvolvidas em sala de aula. Alguns vídeos curtos foram elaborados envolvendo conteúdos da disciplina, de modo que podiam ser acessados pelos estudantes na plataforma online da Universidade. Este material era um recurso complementar à sala de aula e à monitoria, sendo útil para ampliar a discussão acerca do tema nos momentos de encontro presencial. Os vídeos foram baseados nas anotações feitas em sala de aula, nos atendimentos extraclasses (monitoria) e nas discussões realizadas entre a docente responsável e o monitor (estagiário docente). O material foi produzido com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos estudantes, de fomentar a discussão de exercícios que requeriam demonstrações matemáticas e de estimular a prática de produção de vídeos. Aspectos da estatística descritiva são utilizados para contextualizar a proposta, e a metodologia qualitativa deu suporte para a compreensão dos fenômenos observados. A ênfase dada à pesquisa foi na observação participante. A aplicação de questionários, as anotações do diário de campo e as conversas informais foram os procedimentos adotados para coletar os dados. O conjunto dos resultados alcançados sugere uma reflexão sobre a inserção da tecnologia no processo educacional, em especial sobre o uso do vídeo, por ele oferecer a possibilidade de ser assistido e compartilhado inúmeras vezes.

Texto completo: PDF