Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PIBID: UMA LIGAÇÃO ENTRE A GRADUAÇÃO E A DOCÊNCIA
silvia machado, Magda Neves da Silva, Lorens Estevan Buriol Siguenas

Última alteração: 03-10-2017

Resumo


O presente artigo tem por objetivo enfatizar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação docente. Mostrar as algumas das atividades aplicadas e descrever as experiências obtidas pelas acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha campus Júlio de Castilhos com o subprojeto de Matemática, desenvolvido na escola estadual Dr. Ibis Castilhos de Araújo Lopes. O Pibid tem como objetivo a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. As práticas desenvolvidas dentro do Pibid são relevantes para agregar conhecimento nos educandos da educação básica, onde é proposto atividades que não demandam de muitos materiais e propiciam momentos de desconcentração e aprendizado. As atividades relatadas neste trabalho foram aplicadas com alunos do 6°, 7°, 8° e 9° ano e em suma, executadas como o esperado. Os alunos participam com satisfação, despertando interesse pela matemática. Participar de programas como o Pibid é um diferencial para a formação acadêmica, proporcionando aos bolsistas o contato com a práxis pedagógica e com as metodologia de ensino de caráter inovador. Bem como já fazer a testagem de práticas diretamente sobre os sujeitos, aos quais estarão atuando após formados.

Palavras Chaves: Matemática; Pibid; Metodologias de Ensino.

 


Texto completo: PDF