Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MENCIONADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Eliane Maria de Oliveira Araman, Jader Otavio Dalto, André Luis Trevisan

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


A presente pesquisa tem como finalidade refletir a respeito dos conteúdos matemáticos mencionados por docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao participarem de uma tarefa desenvolvida em um curso de formação em serviço promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A tarefa consistia em escrever dez palavras que lhes vinham à cabeça quando pensavam em Matemática. Os dados selecionados para este artigo foram as palavras que remetiam aos conteúdos matemáticos mencionados pelas cursistas, num total de 212 palavras. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo e organizados em categorias, de acordo com as cinco unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2016), a saber: números; álgebra; geometria; grandezas e medidas; probabilidade e estatística. Os resultados indicam que 83% das palavras mencionadas estão relacionadas a unidade temática números, evidenciando a maior ênfase dada a estes conteúdos em relação aos demais.


Texto completo: PDF