Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Resumo: Neste texto apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa em desenvolvimento sobre formação continuada, especificamente a política de formação continuada do estado de Mato Grosso, denominada Projeto de Estudo e Intervenções Pedagógicas (PEIP), implementada em 2016, prevendo estudos e projetos voltados para a superação das dificuldades dos alunos detectadas nas avaliações externas e internas de língua portuguesa e matemática, mudando o foco da formação continuada das necessidades formativas do professor para as necessidades de aprendizagem dos alunos. Temos como objetivo, neste recorte, destacar a percepção das professoras que ensinam matemática no primeiro ciclo sobre os estudos teóricos realizados, em uma escola estadual do município de Cáceres-MT, na primeira etapa da formação. Nas discussões sobre formação continuada nos fundamentamos em Gatti (2009), Fiorentini e Nacarato (2005), e nas discussões do ensino da matemática, em D’Ambrósio (1996), Moura (2007), Nacarato (2013), Fiorentini (1995), dentre outros. A pesquisa se caracteriza numa perspectiva qualitativa, do tipo exploratória. Para a produção de dados utilizamos entrevistas, caderno de campo e observação. Diante dos dados, observamos obstáculos que impediram a efetivação da formação continuada na escola pesquisada, o que justifica a percepção negativa das professoras.
Palavras – chave: Formação continuada. Alfabetização matemática. Professor protagonista.