Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A GEOMETRIA PLANA POR MEIO DE ATIVIDADES NO GEOGEBRA: contribuindo para uma aprendizagem significativa na EJA.
Jeane do Socorro Costa Silva, Eliza Souza Silva

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta a atividade intitulada “O GeoGebra como instrumento de aprendizagem para descobrir a base média do trapézio na Educação de Jovens e Adultos” proposta elaborada na disciplina Prática de ensino e Estágio Supervisionado I no curso de Licenciatura em Matemática da UEPA. A disciplina tem como Objetivo elaborar atividades de conteúdos matemáticos visando promover alternativas metodológicas adequadas para essa modalidade de ensino. A atividade traz como objetivo elaborar uma proposta de aprendizagem significativa em Matemática, na Educação de Jovens e Adultos, para o ensino de geometria, mas especificamente a base média do trapézio, com o auxilio do recurso computacional GeoGebra. Para o desenvolvimento desta proposta enfatizaremos a teoria de RUTHVEN (2009) apresentada em seu artigo “Towards a naturalistic conceptualization of technology integration in classroom practice: The example of school mathematics. Education & Didactique”. Com essa proposta pretendemos situar com maior ênfase a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na ambiente digital educacional, considerando a Aprendizagem Significativa que valoriza as características e o conhecimento preexistente do educando adulto no processo de ensino e aprendizagem de matemática.


Texto completo: PDF