Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E USO DO TEODOLITO
Karine Pertile, Polyana Perosa, Mariéle Minosso

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Na premissa da importância da utilização de materiais manipuláveis no ensino da Matemática, sugerem-se dinâmicas educacionais para o ensino de trigonometria no Ensino Médio. A utilização desses recursos permite despertar no aluno o pensamento lógico-matemático e, por isso, o minicurso de Prática de Trigonometria a partir da construção e uso do Teodolito surge para explanar uma forma de ensino palpável, próxima ao aluno e que o permite aplicar os conhecimentos obtidos em aulas de trigonometria em seu cotidiano e em suas necessidades. Busca-se retomar conceitos de trigonometria no triângulo retângulo e no triângulo qualquer, para que os conhecimentos em Trigonometria sejam aplicados de forma prática. A atividade proposta dá-se através da construção de um teodolito, com capacidade para medir ângulos verticais e horizontais, utilizando materiais acessíveis e de baixo custo. Com a construção do teodolito, é possível determinar dimensões impossíveis de serem calculadas apenas com utilização de réguas e afins.


Texto completo: PDF