Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DE SUAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS
CAROLINA CORDEIRO BATISTA, INGRID CORDEIRO FIRME, ROSA MONTEIRO PAULO

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste texto discutimos as percepções de um grupo de professores de matemática, participantes de um curso de formação continuada, a respeito das suas práticas com o uso de tecnologias. Tais percepções foram compreendidas a partir dos relatos dos professores e focam, de modo geral, as possibilidades de desenvolver atividades propostas no Caderno do Professor - da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo por meio do software GeoGebra. Ao longo do curso os professores planejaram as atividades, prepararam as aulas e as desenvolveram com seus alunos. As aulas foram filmadas e as gravações subsidiaram as discussões nas quais os professores expõem como percebem o trabalho com o software. Focamos, principalmente, nas preocupações dos professores diante das mudanças que as práticas com tecnologias requerem. A análise do que foi expresso indica que os professores percebem alguns fatores que podem impedi-los de desenvolver tarefas com tecnologias em suas aulas, entre eles: a falta de estrutura das escolas (por exemplo, um laboratório de informática com computadores suficientes para todos os alunos); a grande quantidade de alunos por turma; e o receio de que o conteúdo não seja cumprido conforme o planejado.

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