Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Tem como objetivo compreender a relação entre as práticas avaliativas no que diz respeito ao regime de ciclos, e a progressão continuada desse sistema avaliativo sobre o trabalho docente-educativo. Foi utilizada a técnica grupos focais para coletar os dados da pesquisa. Utilizou-se as seguintes perguntas geradoras: A implantação do sistema de progressão continuada surgiu como forma de combater os problemas de repetência e da evasão escolar, por que os professores são tão resistentes a aprovação dos alunos? Que conhecimentos são necessários para os docentes para ensinar e educar os seus discente? O entendimento do docente sobre progressão continuada perpassa pelo seu processo formativo, e para que o mesmo ocorra de forma significativa é necessário a desconstrução, do que o docente entende sobre os processos de ensino e aprendizagem. Ficou evidente nos depoimentos dos docentes que os mesmos não entendem o sentido e nem como ocorre o processo de progressão continuada na qual está inserido no estabelecimento de ensino e não dialogam entre si de fora argumentativa sobre a proposta com os seus pares e interlocutores.