Última alteração: 09-10-2017
Resumo
No presente trabalho será apresentado o resultado de uma investigação onde aborda a contribuição do jogo Angry Birds Space para o ensino e aprendizagem de noções básicas acerca de trajetória e ângulo, que ocorreu no subprojeto de Física do PIBID da Universidade Luterana do Brasil no ano de 2014 em uma escola da rede pública de Canoas/RS. Como aporte teórico foi utilizada a combinação da Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) com a Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os dados analisados foram obtidos por meio de observações realizadas pelos bolsistas do PIBID de Física, que aplicaram o projeto, e de um pós teste que foi realizado com alunos que dentre esses, foi selecionado alguns para uma análise para ver se houve ou não modificação na estrutura cognitiva dos estudantes após o uso do jogo para uma compressão desses conceitos de matemática. Os resultados adquiridos mostram que essa combinação, do jogo Angry Birds Space com atividades lúdicas para o ensino de trajetória e ângulos, é eficaz e que podem trazer benefícios para o ensino de Matemática no ensino fundamental. Argumentamos ainda que os educandos adquiriram imagens mentais e drivers que possibilitam prever uma boa precisão a trajetória dependendo do ângulo que está inserido na imagem.