Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de um estudo que teve por objetivo identificar, documentar e sistematizar as teses e dissertações que relacionam/articulam as áreas de Educação Matemática e EJA como objeto de estudo, produzidas/defendidas no Brasil de 1985 a 2000, mapeando e analisando seus aspectos indicadores. O referido estudo está inserido na pesquisa intitulada “Estado da Arte da Pesquisa em Educação Matemática de Jovens e Adultos: um estudo das teses e dissertações produzidas no Brasil entre 1985 e 2015”, que se encontra em desenvolvimento, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO). Com suporte teórico em autores que tratam sobre Educação Matemática, EJA e Educação Matemática de Jovens e Adultos, o estudo se caracteriza metodologicamente como uma pesquisa do tipo estado da arte, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e bibliográfico, tendo como material de análise teses e dissertações que relacionam/articulam Educação Matemática e EJA como objeto de estudo. Em termos de resultados do estudo, foi possível construir um balanço a partir do levantamento, mapeamento e análise dessas teses e dissertações quanto a: autoria da pesquisa, ano de defesa, titulação acadêmica, instituição, orientador, distribuição temporal e geográfica. Além disso, tais resultados possibilitaram reflexões acerca do que vem sendo produzido em âmbito nacional sobre a pesquisa em Educação Matemática de Jovens e Adultos.