Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Resumo: O objetivo deste artigo é identificar de que modo os estudantes compreendem o conceito de derivada e como utilizam-no para interpretar e compreender o fenômeno de queda livre na análise de seu modelo matemático. O contexto da pesquisa é um curso de extensão oferecido a estudantes de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul, o qual propôs o estudo de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral I com base na análise do referido modelo matemático. A pesquisa é de cunho qualitativo e baseia-se nos estudos de Tall e Vinner (1981) acerca dos processos de construção e modificação de um conceito matemático pelos alunos. A análise dos dados apontou para o uso de imagens do conceito de derivada relacionadas ao fenômeno físico e à interpretação geométrica do conceito mobilizadas para analisar e compreender o fenômeno físico estudado.
Palavras-chave: Ensino de Cálculo, Derivada, Imagem do Conceito, Tecnologias Digitais, Modelagem Matemática.