Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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DETERMINAÇÃO DA LEI DE UMA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º. GRAU POR MEIO DE SEU GRÁFICO EM MATRIZES DE ALTO RELEVO
Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Lívia Ladeira Gomes, Mylane dos Santos Barreto

Última alteração: 24-10-2017

Resumo


As leituras e reflexões realizadas nas aulas da linha de pesquisa Matemática Inclusiva do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT), no curso de Licenciatura em Matemática do IFFluminense, permitiram perceber as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência visual nas escolas regulares por não terem acesso a materiais apropriados nem a professores capacitados que lhes permitam uma condição de aprendizagem justa e no mesmo nível da praticada com os alunos videntes. Assim, desenvolveu-se uma sequência didática com o intuito de propiciar ao aluno com deficiência visual a oportunidade de determinar a lei de uma função polinomial do 1º.  grau por meio da exploração das características do seu gráfico e interpretar geometricamente as variações ocorridas nos coeficientes de sua lei de formação. Tais gráficos, foram confeccionados com materiais de baixo custo, como miçangas, linha encerada e papel cartão, de forma que qualquer pessoa seja capaz de reproduzir o material didático utilizado. Foi usada ainda, em complemento às matrizes, uma malha quadriculada em alto relevo produzida em thermorform, onde fez-se deduções como a condição para que três pontos sejam colineares e a representação gráfica de uma função polinomial do 1º.  grau, além de atividades que desenvolveram a capacidade de localização e marcação de um ponto no plano cartesiano. A sequência didática em questão foi aplicada para uma aluna cega. O fato de todo o material conter descrição e legenda em Braille deu autonomia ao deficiente visual, de forma que o processo de ensino e aprendizagem foi mais dinâmico e eficiente. Tendo tudo isto em mente, o objetivo do presente trabalho é relatar as experiências vividas na construção e aplicação da referida sequência didática e também compartilhar as técnicas aprendidas na confecção das matrizes dos gráficos.

 


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