Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Este artigo apresenta um excerto relacionado a pesquisa de doutorado desenvolvida na Unesp – Rio Claro. Tal excerto objetiva compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com foco nos processos de formação de professores de Matemática na perspectiva das pesquisas (dissertações e teses) produzidas em Educação Matemática no Brasil no período de 2009 a 2014. Para isso, realizamos um mapeamento das pesquisas em Educação Matemática seguindo os procedimentos das investigações do tipo “estado da arte”. Assim, o corpus da presente investigação foi constituído por dezessete pesquisas (quinze dissertações de mestrado e duas teses de doutorado) defendidas entre os anos de 2009 a 2014. Devido ao crescente número de publicações envolvendo o Pibid nos últimos anos, interrogamo-nos e configuramos a seguinte questão norteadora: quais são as principais contribuições do PIBID elencadas pelas pesquisas (dissertações e teses) defendidas entre os anos de 2009 a 2014 para a formação de professores de Matemática no Brasil? Os dados foram analisados por meio dos procedimentos da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). Assim, esses procedimentos nos conduziram à identificação de seis contribuições do Pibid enquanto política pública para a formação de professores de Matemática no Brasil.