Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Ensinar Matemática de maneira divertida é um grande desafio para professores. Buscar estratégias para o enfrentamento dessa questão é tarefa constante do docente, sobretudo na pré-escola. Este trabalho relata uma experiência de ensino de conceitos de massa e comprimento para estudantes da pré-escola em uma instituição do interior do Espírito Santo. Nesta experiência, procurou-se aliar literatura infantil e ensino de Matemática, com apoio dos textos do livro Quem vai ficar com o pêssego?, passando por uma releitura da história para provocar situações de aprendizagens a cada atividade proposta. Na conclusão do projeto, verificou-se que o livro infantil é uma grande ferramenta para o ensino de Matemática, os conceitos foram fixados de maneira bem satisfatória, houve grande motivação para a realização das tarefas e, além disso, o trabalho serviu para incentivar, ainda mais, o hábito da leitura entre os pequenos estudantes.
Palavras-chaves: Matemática. Literatura Infantil. Pré-escola. Medidas.