Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Neste trabalho objetiva-se investigar como as apreensões em geometria são mobilizadas no estudo do círculo nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola municipal de Erechim/RS por meio de uma pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) que segue os princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Para a coleta de dados selecionou-se dois cadernos de alunos de cada uma das cinco turmas dos anos iniciais e a coleção de livros didáticos Novo Girassol saberes e fazeres do campo, adotada pela Escola. A análise dos dados ocorreu a partir dos seguintes critérios: introdução proposta no capítulo para o estudo do círculo; evolução e abordagem dos conceitos envolvendo o círculo nas atividades; apreensões mobilizadas no enunciado das atividades propostas. Dentre os resultados obtidos por meio dessas análises verifica-se que as apreensões sequencial, perceptiva e operatória são mobilizadas mais frequentemente em atividades que exigem reconhecer e nomear formas ou identificar semelhanças e diferenças entre elas. Além disso, constata-se que cerca de 60% das atividades que exploram o círculo, a partir de formas tridimensionais identificadas no livro didático foram realizadas pelos estudantes no caderno.