Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O CONCEITO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: ANÁLISE DE UM LIVRO DO ENSINO SUPERIOR
Danrlei Silveira Trindade, Maria Arlita da Silveira Soares

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Este artigo problematiza as questões concernentes ao desenvolvimento do pensamento matemático algébrico, em especial o conceito de Sequência Numérica. Para tanto, objetivou-se analisar uma seção específica de uma obra de cálculo presente nas ementas de um Curso de Matemática – Licenciatura de uma Universidade Federal da fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, a fim de verificar a abordagem desse conceito. Desta forma, adotou-se como procedimentos metodológicos a análise documental e a técnica da análise de conteúdo, elencando algumas categorias de análise. Sendo assim, observou-se um rigor matemático na seção analisada, bem como a abordagem do conceito sob a ótica do Pensamento Matemático Avançado. Destaca-se a importância das representações matemáticas, em especial, a representação figural, pouco presente nesta seção. Por fim, entende-se que esta abordagem está de acordo com o nível de complexidade do conceito de Sequência Numérica, uma vez, que no Ensino Superior este conceito é caracterizada pelo seu formato axiomático. Todavia, os processos de generalização e abstração precisam ser potencializados.

Texto completo: PDF