Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O trabalho aqui apresentado relata a experiência realizada com uma turma exclusiva de alunos com surdez, do 2º ano, do Ensino Médio, matriculados numa escola da rede pública, no ano de 2013. O Conteúdo aqui relatado diz respeito à Geometria Espacial, onde os conceitos de área, volume, base, altura, face, arestas e apótema, eram visualizados e compreendidos, sua explicação por parte do professor era em Libras e ao mesmo tempo em Português escrito, assim como as fórmulas para se calcular área e volume. Na Educação Matemática, como em qualquer disciplina é essencial levar em conta a questão comunicativa e na educação de surdos, essa comunicação torna-se primordial. Considerar as dificuldades desses alunos com a leitura, a interpretação e o Português escrito, fez com que a autora desenvolvesse uma metodologia diferenciada nas aulas de Matemática, propondo assim a identificação do conceito de geometria a partir da construção das figuras geométricas espaciais e sua convenção de sinais para os conceitos adquiridos, após a explicação. Desta forma buscou-se, minimizar as dificuldade de comunicação e escrita e ao mesmo tempo criar um ambiente de aprendizagem que contemplasse o sujeito surdo, proporcionando uma aula menos textuais e mais adequados às especificidades da surdez.