Última alteração: 29-09-2017
Resumo
Resumo: Nesta comunicação apresentamos uma pesquisa que explicita um modo de o ensino do teorema da incompletude de Gödel (TIG) tornar-se presente em cursos de licenciatura em Matemática. Trata-se de uma investigação realizada a nível de doutorado em Educação Matemática na linha de Filosofia da Educação Matemática, que assumiu a fenomenologia como postura durante a pesquisa e prezou pela hermenêutica no desvelar do TIG. Apontamos uma maneira de sentidos e significados do TIG serem atualizados em cursos de licenciatura em Matemática sem que seja necessária a criação de uma disciplina extra para este fim. Finalmente consideramos que o TIG pode ser trabalhado em distintas componentes curriculares durante um curso de forma que aspectos deste resultado sejam abordados e, no último semestre do curso, que a ilustração da demonstração original de Gödel seja objeto de trabalho de uma disciplina que explore e discuta os desdobramentos e consequências deste teorema para a Matemática e assim para a Educação Matemática.
Palavras Chaves: Teorema da incompletude de Gödel (TIG). Licenciatura em Matemática. Forma/ação de professores.