Última alteração: 15-09-2017
Resumo
É realizada uma investigação utilizando, como estratégia didática, programação no software Scratch, associado com atividades lúdicas em uma escola pública Municipal do Rio Grande do Sul. Nosso ponto inicial é entender qual a concepção de ângulo em alunos dos anos finais do ensino fundamental ao estudarem cinemática. A pesquisa foi desenvolvida durante um projeto de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em uma escola do município de Canoas/RS, e teve a duração de um semestre. Após as atividades, os estudantes participaram de entrevistas semiestruturadas gravadas e seu discurso verbal e gestual foi analisado. A fundamentação teórica do estudo foi embasada na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), a qual defende que o uso de mecanismos extra cerebrais auxilia o aprendizado. Após a análise dos resultados, os alunos foram separados em três grupos de acordo com a mediação externa trabalhada. Um grupo tinha clara evidência de representações oriundas da mediação hipercultural (Scratch), enquanto outro pela mediação psicofísica (atividades lúdicas) e um terceiro grupo produzia representações de ambas as mediações, separadas. Os resultados indicam que os alunos conseguem demonstrar a influência do ângulo de lançamento nos movimentos e as representações que cada aluno utiliza estão diretamente ligadas ao mecanismo de processamento externo trabalhado, tendo mais evidências para aqueles em particular que fazem uso tanto das mediações hiperculturais e psicofísicas, apontando que a estratégia didática utilizada tem o potencial de auxiliar no aprendizado de física em um nível de ensino em que esta disciplina, frequentemente, não é desenvolvida.