Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Resumo: O estudo do Cálculo no Ensino Superior exige, dos estudantes, mudanças em relação ao estudo na Educação Básica, principalmente, quanto ao desenvolvimento do pensamento dedutivo abstrato que nesta etapa, geralmente, não é evidenciado, tornando-se um fator que contribui aos altos índices de reprovações. Considerando que os estudantes do Ensino Superior, em geral, precisam compreender os conceitos relacionados a Taxa de Variação (trabalhado na Educação Básica), objetiva-se apresentar os resultados obtidos a partir da análise de uma coleção de livros didáticos do Ensino Médio de duas escolas de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, a fim de verificar como o conceito de taxa de variação está sendo abordado nos tópicos específicos de funções, sob a perspectiva de transição do pensamento matemático elementar para o avançado. A escolha justifica-se, conforme mencionado, devido a importância da compreensão do conceito de taxa de variação no Ensino Médio e as implicações deste conceito no Ensino Superior. Para isso, buscou-se fundamentação teórica nas ideias dos pesquisadores Tall (1991), Dreyfus (1991) e Gray (1999) que dedicam-se ao estudo dos processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA). Adotou-se como metodologia de trabalho a pesquisa qualitativa na forma de análise documental. Com a análise dos dados foi possível compreender melhor como o conceito de taxa de variação é abordado nos livros do Ensino Médio e também evidenciar a presença de alguns processos do PMA nas atividades propostas, bem como o espaço e tempo dedicados ao conceito.