Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO DE MATEMÁTICA
Éderson de Oliveira Passos, Eduardo Kojy Takahashi

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O texto refere-se a pesquisa de abordagem qualitativa elegendo necessidades formativas de professores como objeto de estudo. Objetivou-se investigar as necessidades de formação docente relacionadas ao conteúdo específico de Matemática por meio de um grupo de professores polivalentes dos anos inicias do ensino fundamental a partir do questionamento de como essas necessidades são representadas pelo grupo pesquisado. Os dados da pesquisa foram constituídos em três etapas: questionário, observação e entrevista, avaliados por análise de conteúdo temática. Pela análise, constatou-se que as necessidades formativas, frequentemente, não são representadas de forma consciente e, por isso, não são explicitadas ou são de forma confusa. Por isso, torna-se importante que o delineamento dos cursos de formação tomem por base as necessidades formativas da prática docente, proporcionando espaços favoráveis ao processo de consciencialização das  dificuldades e limitações dos professores.

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