Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Resumo:Vivemos num país multicultural, onde oconhecimento matemático deve ser considerado como historicamente construído, marcado por fundamentos de diferentes culturas, visto quecada povo desenvolveu seus conhecimentos de acordo com suas necessidades.Assim, este trabalho tem o intuito de investigar a Educação Matemática indígena Karajá,no ensino fundamentalda Escola Estadual Indígena Maurehida aldeia Buridina de Aruanã-GO.Objetivamos identificar elementos específicos da matemática nessa cultura, analisar os métodos de aplicação da disciplina na escola da aldeia e enfatizar a importância do conhecimento cultural através da proposta etnomatemática. Essa proposta,nos possibilita desenvolver o conhecimento diante da necessidade de fazer com que a aprendizagem matemática tornemais significativa para o aluno indígena e ao mesmo tempo valorize seu saber cultural.A pesquisaem andamentopretende ainda, proporcionar reflexões sobre os desafios da Educação Escolar Indígena brasileira na elaboração deum ensino que considere a matemática cultural. Taisreflexõessão provocadas pelas dificuldades que as escolas indígenas vêm enfrentando nos aspectos fundamentais que refletem a propagação de suas especificidades. Portantoo presente estudo será realizado através de entrevistas estruturadas, realizada com os professores da escola da aldeia, bem como fichas de observação de algumas aulas da disciplina.