Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UMA EXPERIÊNCIA DE USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DE UMA TURMA DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabricia Mara Tonon, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Considerando que a História da Matemática como um recurso didático que pode proporcionar uma aprendizagem significativa e compreensiva da Matemática, assim como desmitificar a Matemática como algo pronto e acabado, o presente trabalho apresenta um relato de experiência que narra as experiências vividas, durante o ano de 2015, nas aulas de Plantão de Dúvidas, realizadas semanalmente, com 18 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Ilha Solteira – SP. O foco do trabalho é o desenvolvimento de duas atividades que utilizaram a História da Matemática como forma de motivar os alunos e despertar seu interesse no desenvolvimento dos conteúdos.  O relato, dentro de uma abordagem qualitativa, foi elaborado por meio das memórias e registros no caderno de campo.


Texto completo: PDF