Tamanho da fonte:
A TRI E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
A Teoria Clássica dos Testes (TCT) amplamente incorporada à avaliação educacional apresenta várias limitações. Com a TRI torna-se possível comparar desempenho de populações que respondem a testes distintos, desde que se preservem alguns itens comuns; é também possível comparar indivíduos da mesma população que respondem a testes completamente diferentes. Consequentemente muitas são as aplicações exequíveis com uso da TRI, inclusive em Educação Matemática. Por outro lado, o SAEB, a Prova Brasil, o ENEM entre outros sistemas de avaliação em larga escala brasileiros, têm revelado uma profunda crise no ensino de Matemática na educação básica. Reconhecendo a relevância da avaliação para o redirecionamento da ação docente no ensino de Matemática e a eficiência da TRI no diagnóstico de um conjunto de competências e habilidades desejáveis, a presente pesquisa, busca levantar informações a respeito das proficiências em Matemática de estudantes egressos do Ensino Médio que buscam os cursos Técnicos de Nível Médio, na forma subsequente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), através de seu exame de acesso. Tal artigo pretende contribuir para o debate sobre a descrição qualitativa das proficiências dos estudantes na aprendizagem de Matemática na educação básica.
Texto completo:
PDF