Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Neste artigo objetivamos identificar os conteúdos contidos nas ementas da Disciplina de Análise dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. O corpus da pesquisa é constituído pelas ementas da Disciplina de Análise de 122 cursos de Licenciatura em Matemática das cinco regiões geográficas do Brasil. Os dados foram analisados por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), que possibilitou a configuração de duas categorias – i) Conteúdos relativos aos números reais; e ii) Conteúdos relativos ao estudo de funções reais –, sendo essas interpretadas por meio de um movimento dialógico – triangulação entre os dados, pesquisas relacionadas e nossas compreensões do objeto investigado. Portanto, a Disciplina de Análise nas Licenciaturas em Matemática é constituída por dois grandes blocos de conteúdos que envolvem os números reais e as funções reais. No entanto, identificamos que, apesar da pertinência dos temas, a abordagem dada a eles é carregada unicamente de rigor, o que não propicia uma formação matemática correlacionada com a futura prática do professor de Matemática em sala de aula no ensino fundamental e médio.