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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM PESSOAS IDOSAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O “RACIOCÍNIO” E A INTERAÇÃO SOCIAL
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Neste texto, apresentamos algumas ações do Projeto de Extensão “Conversas sobre Matemática com Pessoas Idosas”, desenvolvidas com idosos residentes de uma instituição de longa permanência. O projeto se apoia na ideia de que o desenvolvimento de atividades com pessoas idosas pode propiciar contribuições para a qualidade de vida dos mesmos. Considera-se que uma pessoa idosa sempre deve ser incentivada a buscar por condições que favoreçam sua saúde mental. Em outras palavras, é muito importante que exercitem a mente e ampliem suas capacidades. A motivação e satisfação são sensações que proporcionam o desenvolvimento do raciocínio, de pensamentos e de argumentos críticos. Assim, independentemente de seu ritmo, uma pessoa idosa deve sempre continuar aprendendo, pois a construção do conhecimento é um processo inerente ao ser humano. As ações descritas neste artigo foram realizadas durante o primeiro semestre letivo de 2017, por meio de encontros quinzenais com os idosos residentes da instituição. As atividades foram planejadas buscando desenvolver o senso investigativo dos participantes, convidando-os a formular questões e procurarem explicações. Neste trabalho, apresentamos as atividades Tangran, Jogo Matemático da Memória e Bingomaterapia, evidenciando as possíveis contribuições de um trabalho educativo para a melhoria da qualidade de vida de pessoas na terceira idade.
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