Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CARACTERÍSTICAS DA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA FORMALISTA MODERNA NUM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Camila Bomhart, Isabel Koltermann Battisti

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


O presente artigo, é resultado de uma sistematização reflexiva, mediante a revisão de algumas tendências relacionadas à educação matemática, objetiva, além de apresentar elementos que permitem identificar concepções que fundamentam e orientam fazeres pedagógicos de educadores, apresenta como objetivo geral investigar qual a forma que o livro didático da década de 70 apresenta a tendência formalista moderna, está que passou a ser utilizada após o Movimento da Matemática Moderna. O enfoque da pesquisa no livro didático, acontece nos conceitos de mediatriz e bissetriz. O texto identifica, contextualiza e analisa a tendências na educação matemática, considerando o processo ensino-aprendizagem. O trabalho se justifica pelo fato do livro didático ser o material de apoio mais utilizado em sala de aula.


Texto completo: PDF