Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Em se tratando de Geometria Espacial, percebe-se que nem todos os alunos conseguem visualizar as figuras em três dimensões da forma que a maioria dos professores trabalha em sala de aula. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta diferente de introduzir o conteúdo poliedros. Duas metodologias foram utilizadas em conjunto, a dobradura associada ao método Jigsaw. Neste método, os alunos trabalham em equipes, sendo que cada aluno tem um trabalho a ser desenvolvido, tem uma responsabilidade, a participação de cada um é essencial para que a concretização aconteça de forma positiva. Funciona semelhantemente a um quebra-cabeça, daí a origem do nome Jigsaw, que é um método de aprendizagem cooperativa onde os alunos interagem, compartilham suas ideias, sendo os principais responsáveis pela construção do conhecimento. Metodologicamente este trabalho adotou a pesquisa de campo, em que atividades do conteúdo foram aplicadas em sala de aula, em 2016, no 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Eletromecânica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Primavera do Leste, com um questionário ao final. Os métodos utilizados tiveram uma grande aceitação por parte dos alunos envolvidos na pesquisa, conforme as respostas dadas ao questionário aplicado ao final do processo. Espera-se que este trabalho possa contribuir satisfatoriamente na busca incessante por métodos de ensino eficazes que alcancem o objetivo do aprendizado de forma prazerosa.