Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Resumo: Este minicurso foi desenvolvido como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Fluminense e tem como objetivo apresentar a Criptografia como ferramenta no estudo de função afim e de sua inversa. Esta pesquisa foi motivada pelo desejo de trabalhar um tema atual, dinâmico e presente no cotidiano dos educandos. A Criptografia, além de ser um tema presente na atualidade, apoia-se na matemática para assegurar o sigilo necessário na comunicação. Para tanto, pretende-se trabalhar com alunos que já tenham estudado função afim e sua inversa, pois o intuito não é ensinar o conteúdo e sim trazer significado por meio da Criptografia. Essa proposta será iniciada com uma apresentação da evolução histórica da Criptografia, utilizando vídeos, trechos de filmes, apresentação oral e exemplos práticos. Em seguida, a ideia é realizar uma gincana com atividades que possibilitarão aos alunos a capacidade de cifrar e decifrar mensagens, além de utilizar outros mecanismos tais como a esteganografia, análise de frequência e teste de força bruta. Após esse momento de contextualização do tema, os participantes serão incentivados a utilizar a função afim como ferramenta para cifragem de mensagens e a função inversa da função afim no processo de decifragem. Espera-se com essa atividade, promover um estudo sobre Criptografia e suas aplicações na Matemática e no cotidiano, além de possibilitar que a aprendizagem de função afim e de sua inversa seja significativa.