Última alteração: 04-10-2017
Resumo
O presente trabalho traz o resultado de uma intervenção de estágio supervisionado realizado em uma escola pública do município de Caruaru/PE com uma turma de 2º ano de Ensino Médio. Diante do fato que a geometria costuma ser abordada de uma forma bastante tradicional no Ensino Básico e alguns conceitos serem explicados superficialmente, a exemplo os prismas, resolveu-se realizar um estudo em cima desse tema. Utilizamos o software de geometria dinâmica “GeoGebra” na abordagem de prisma visando a aprendizagem dos alunos através de uma metodologia atrativa e, ao mesmo tempo, proporcionadora da aprendizagem matemática através da conceituação. Para tanto, foram-se realizados dois encontros com a turma. No primeiro encontro, apresentamos as ferramentas básicas do GeoGebra que seriam utilizadas posteriormente na construção dos sólidos. No segundo encontro, foram realizadas as devidas construções. De acordo com o estudo realizado, o GeoGebra permitiu que os alunos percebessem e compreendessem algumas das propriedades elementares dos prismas por um viés dinâmico e atrativo, sem perder de vista a conceituação Matemática necessária para a construção do conhecimento matemático. Além disso, o uso do GeoGebra possibilitou uma metodologia de trabalho simples, onde os estudantes se sentiram mais confiantes e motivados para a aprendizagem dos conceitos abordados.