Tamanho da fonte:
PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PROJETOS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender como se apresenta a relação de parceria entre a universidade e a escola no âmbito de projetos que envolvem a educação matemática. A pesquisa em questão, teve como objeto de estudo projetos vinculados ao Programa Núcleos de Ensino da Unesp e valeu-se de uma análise documental de artigos publicados em livros eletrônicos no período de 2007 a 2012. Para constituição dos dados foram elaborados fichamentos, e, a partir dos objetivos da pesquisa, os projetos foram classificados em: “Projetos com foco na formação de professores e ou de futuros professores”; “Projetos com foco em intervenções com alunos da educação básica; e “Outros”. Considerando esta classificação, foi feita uma caracterização tendo em vista três aspectos: a relação com as escolas, as ações desenvolvidas e as propostas de educação matemática implementadas. Neste artigo, esta caracterização é apresentada e detalhada, evidenciando um panorama de como se organiza a parceria nestes projetos que envolvem educação matemática no âmbito deste Programa.
Texto completo:
PDF