Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Na Matemática, além da linguagem natural, utilizam-se representações de registros diversos, tais como o algébrico e o geométrico. A conversão entre as representações de registros é sempre necessária, mas, em geral, não é um processo simples para os alunos, acarretando várias dificuldades. As tecnologias digitais têm potencial para contribuir para essa conversão, à medida que favorecem visualizações e estabelecimento de conjecturas. Nesse contexto, este artigo visa apresentar a análise dos resultados da experimentação de uma sequência didática sobre equações do 1º. grau com duas incógnitas, com o auxílio do aplicativo Desmos, em tablet. As atividades da referida sequencia contemplam mudanças de representações semióticas (algébrica, geométrica e linguagem natural). A investigação fundamentou-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica segundo a qual a conversão de representação de registro é responsável por intensificar a atividade cognitiva do sujeito e proporcionar melhor compreensão de temas matemáticos. O Desmos é um aplicativo gratuito que permite traçar gráficos de equações e visualizar representações geométricas e algébricas. Adotou-se uma abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, tendo questionários, observação e respostas das atividades da sequência didática como instrumentos de coleta de dados. A experimentação ocorreu com alunos do 8º. ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um Instituto Federal de Educação. A análise dos dados sinalizou que o aplicativo Desmos, associado às atividades da sequência, proporcionou economia de tempo para as conversões de registros algébricos e gráficos e permitiu melhor compreensão do conteúdo abordado.