Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CYPHERING BOOKS – DO SÉCULO XVII AO SÉCULO XIX
ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Desde o XVII ao início do século XIX, os cyphering books foram utilizados como ferramentas para ensino do conhecimento matemático aos estudantes americanos. Durante esse período não se destacavam os professores em quadros-negros e leitura. Os livros didáticos eram raramente utilizados e se assim fossem, eram utilizados principalmente para copiar. Não havia exames escritos. Nesta pesquisa, temos como pretensão estudar como os conteúdos de aritmética elementar (soma, subtração, multiplicação e divisão) eram implementados entre o século XVII e XIX nos Estados Unidos da América.  Nossos estudam apontam que diversos “cyphering-books” continham definições matemáticas, regras e exemplos. Como tal, estes livros representam um valioso olhar para o currículo implementado da época, pois revelam uma prática educativa regente de uma época. A afirmação do gênero “problem-calculation-answer” (problema-cálculo-resposta), conforme apontam Ellerton & Clements (2012), eram fortemente predominantes nos séculos XVII e XVIII. A tradição cyphering incorporou forma de pedagogia em que os estudantes deveriam solucionar os problemas de forma independente, ou seja, aprender as regras para resolver vários tipos de problemas. Depois de trabalhar um problema, os alunos teriam sua obra marcada por um professor ou tutor que poderia interroga-los sobre a sua compreensão do problema. Se feito corretamente, eles copiam o problema e sua solução em cyphering book, muitas vezes com estilo caligráfico requintado.

Texto completo: PDF