Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR: ABORDANDO AS DESIGUALDADES DE GÊNERO NA AULA DE MATEMÁTICA
Carlos Eduardo Neves da Silva, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Este artigo relata uma aula contextualizada e interdisciplinar abordando a temática de gênero, para ser aplicada em uma classe preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) promovido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).O público-alvo desta foram, em suma, alunos-trabalhadores, que buscam no preparatório um apoio ao ensino regular ou ingressar em alguma instituição de ensino superior. Para isso, a aula contou com um roteiro onde primeiramente foi proposto um vídeo que discute as desigualdades de gênero e ao mesmo tempo apresenta alguns dados estatísticos. Desses dados, foi trabalhada a porcentagem comparando algumas situações presentes nas discussões de gênero e posteriormente trabalhados questões do Enem que envolviam as duas temáticas. A partir desta aula, foi possível observar que as discussões sobre as desigualdades de gênero levaram os discentes a refletirem sobre suas ações e em como elas vem contribuindo para o machismo presente na sociedade. Por fim, pôde-se concluir que para uma aula como esta, demanda uma maior carga horária tanto na hora de preparação, quanto em sala de aula, pois a demanda de conteúdo é muita, o que pode sobrecarregar os estudantes. Ademais, o docente pode utilizar de uma aula contextualizada e interdisciplinar como uma ferramenta aliada, que além de romper alguns tabus como o de que a matemática é apenas teoria, contribui para um ensino mais prazeroso e dinâmico.

Texto completo: PDF