Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
OS MATERIAIS CONCRETOS COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1°GRAU
Glauce Kelly Souza de Oliveira, Larissa Beatriz Molgora, Cíntia Melo dos Santos

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência no qual expressa dificuldades que os alunos encontram para aprender e compreender equação do 1°grau, nos anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede Pública do estado de Mato Grosso do Sul. As atividades foram desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na qual fora confeccionados dois jogos didáticos para trabalhar com as equações. Desse modo, os alunos foram acompanhados para verificar quais estratégias são mobilizadas na resolução das equações, e percebemos que as dificuldades mais comuns encontradas pelos alunos, são referentes a não compreensão das incógnitas, e nas operações simples para achar o valor da incógnita que satisfaça a equação. Assim, entendemos que os materiais concretos para o ensino de matemática, representa um recurso que proporciona ao professor trabalhar em sala de aula em diferentes contextos e têm favorecido significativos avanços na compreensão de conceitos e conteúdos matemáticos.

Texto completo: PDF